Ao Exmo. Sr.
Jorge Barbosa
Vereador Presidente
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS
Da Vereadora Gabriela Ortiz - PDT
Assunto: Encaminha MOÇÃO DE REPÚDIO à Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Sapucaia do Sul em decorrência da promoção de evento (festa junina) entre seus funcionários durante o período da pandemia de COVID-19.
A Vereadora signatária, abaixo subscrita, vem à presença de Vossas Excelências, respeitosamente, na forma regimental (art. 115 do RI c/c 51, parágrafo único da Lei Orgânica Municipal), para requerer que seja procedida a leitura em Plenário do inteiro teor desta proposição indicativa, sendo a mesma posteriormente encaminhada, pela Presidência, ao Poder Executivo Municipal.
JUSTIFICATIVAS
Senhores Vereadores e Vereadoras,
O objetivo da presente moção é o de repudiar a promoção de eventos comemorativos durante o período de pandemia de COVID-19.
Conforme publicizado por meio das redes sociais, na quinta-feira (24/06), ocorreu a promoção de uma confraternização (festa junina) entre membros da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Sapucaia do Sul e em uma das postagens há a presença de um grupo de pessoas sem máscara de proteção, um equipamento hoje de uso obrigatório para a prevenção da doença em locais públicos e privados fechados, conforme a lei federal n° 14.019/2020. Em matéria divulgada pelo Jornal NH, no dia 25/06, o registro que circulou nas redes sociais continha cerca de 20 pessoas, sendo que, pelo menos 12 não utilizavam máscaras. Em resposta ao jornal, a Secretária Municipal de Educação, Sra. Djoidy Felipin, justificou que as máscaras foram tiradas somente durante a alimentação e que a imagem foi utilizada como “ferramenta política”.
Diante do exposto, manifesto tamanho repúdio pelo ato ocorrido, justamente no período em que o município lamenta a morte de 469 vítimas da COVID-19 e o país chora por mais de 500 mil vítimas. A postura causa indignação devido ao desprezo apresentado pela equipe da Secretaria às vítimas e corrobora para que a comunidade sapucaiense e em específico, a comunidade escolar venha a crer que a pandemia cessou ou terminou, quando na verdade a doença segue se alastrando no país e no município. Saliento, também, que os profissionais da educação lutam diariamente para cumprir seu papel nas escolas municipais e vivem sob constante medo, tendo em vista que ainda não receberam a 2ª dose da vacinação e que estão submetidos à exposição ao vírus, bem como sendo um risco para crianças, adolescentes e suas famílias.
Aguarda-se um posicionamento claro da Sra. Diody Felipin, Secretária Municipal de Educação de Sapucaia do Sul referente ao caso. Não podemos colocar em risco a vida dos estudantes e de suas famílias. O uso da máscara e a constante higienização das mãos com álcool gel são as únicas alternativas para frear o avanço do vírus. Um órgão público, não respeitando os protocolos sanitários, acaba por reforçar o negacionismo sobre a COVID-19 e ressalta a ideia de que não estão morrendo pessoas em decorrência da doença.
Por fim, reivindico que a indicação apresentada seja acolhida pelo Governo Municipal, firme nas razões acima demonstradas, e no ímpeto de colaborar com a administração do Município, realizando a função de assessoramento que é inerente à edilidade, apresentamos ao nobre plenário desta Câmara Municipal nossa proposição indicativa.
Fonte: https://www.jornalnh.com.br/noticias/regiao/2021/06/25/festa-junina-com-pessoas-sem-mascara-na-secretaria-da-educacao-de-sapucaia-gera-polemica.html
Sapucaia do Sul, 26 de junho de 2021.
GABRIELA ORTIZ - PDT
VEREADORA SIGNATÁRIA